quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Quarta-feira de Cinzas


REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA

(LECTIO DIVINA)

Quarta-feira de Cinzas


1) Oração

Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso,
iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma,
para que a penitência nos fortaleça
no combate contra o espírito do mal.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

2) Leitura do Evangelho (Mateus 6, 1-6.16-18)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6,1'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé,  nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. - Palavra da salvação.

3) Reflexão


Mt 6,1: A chave geral para entender o ensinamento que se segue.
Jesus disse: 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. A justiça de que Jesus fala consiste em chegar ao lugar onde Deus nos quer. O caminho para chegar a ela está expresso na lei de Deus. Jesus adverte que não se deve observar a lei com o objetivo de ser elogiado pelos homens. Anteriormente ele havia dito: "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus." (Mt 5,20) Ao ler esta frase, não devemos apenas pensar só nos fariseus do tempo de Jesus, mas sobretudo no fariseu que dorme em cada um de nós. Se José, esposo de Maria, tivesse seguido a justiça da lei dos fariseus, ele teria denunciado Maria. Mas ele era "justo" (Mt 1,19), já vivia a nova justiça anunciada por Jesus. Por isso transgrediu a antiga lei e salvou a vida de Maria e de Jesus. A nova justiça proclamada por Jesus está alicerçada sobre uma base diferente, provém de outra fonte. Precisamos construir a nossa segurança de dentro, não naquilo que fazemos para Deus, mas naquilo Deus faz por nós. Esta é a chave geral para a compreensão do ensinamento de Jesus sobre as obras de misericórdia. No que se segue, Mateus aplica este princípio geral à prática da esmola, da oração e do jejum. Do ponto de vista didático, primeiro diz como não deve ser, e logo em seguida ensina como deve ser.
Mt 6,2: Como não dar esmolas.
A maneira errada, seja naquele tempo como hoje, é dar esmolas para ser visto e aclamado pelos outros. Muitas vezes se pode ver em bancos de igrejas escritas estas palavras: "Presente da família tal." Na televisão, os políticos gostam de se mostrar como grandes benfeitores da humanidade nas inaugurações de obras públicas para servir a comunidade. Jesus diz: Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa (Mt 6,2).
Mt 6,3-4: Como dar esmolas.
A maneira correta de fazer isso é caridade: "quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita". Ou seja, devo dar esmolas de tal forma que nem mesmo eu tenho a sensação de estar fazendo algo bom ou que mereça uma recompensa de Deus e elogios dos outros. A esmola é uma obrigação. É uma forma de compartilhar algo, que possuo, com aqueles que nada têm. Numa família, o que é de um é todos. Jesus elogia o exemplo da viúva que deu mesmo o que lhe era necessário (Mc 12,44).
Mt 6,5: Como não rezar.
Falando de uma maneira errada de orar, Jesus cita alguns hábitos e costumes estranhos da época. Quando era tocada a trombeta para a oração da manhã, do meio-dia e da tarde, havia pessoas que procuravam ficar no meio da rua para orar solenemente de braços abertos para que todos a vissem, e assim serem consideradas como as pessoas piedosas. Outros na sinagoga assumiam atitudes extravagantes para chamar a atenção da comunidade.
Mt 6,6: Como orar.
Para não deixar nenhuma dúvida, Jesus exagera sobre como orar. Ele diz que devemos orar em segredo, apenas diante de Deus Pai. Ninguém vai vê-lo. Talvez para os outros, você vai ser uma pessoa que não reza. Não importa! Mesmo de Jesus disseram: "Não é de Deus!" E isso porque Jesus rezava muito à noite e não se importava com a opinião dos outros. O que importa é ter a paz de consciência e ter a certeza de que Deus é o Pai que me acolhe, e não a partir do que eu faço para Deus ou da satisfação que eu tenho ao ser apreciado como uma pessoa piedosa e que reza.
Mt 06,16: Como não fazer jejum.
Jesus critica as práticas erradas de jejum. Havia pessoas que ficavam com rosto tristes, não se lavavam, usavam roupas rasgadas, não se penteavam, para que todos pudessem ver que elas estavam jejuando e de uma forma perfeita.
Mt 6,17-18: Como fazer o jejum.
Jesus recomenda o contrário: Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto.
Como dissemos antes, esta é uma nova forma de acesso ao coração de Deus que se abre diante de nós. Jesus, para garantir interiormente, não pergunta o que fazemos para Deus, mas o que Deus faz por nós. A esmola, a oração e o jejum não são dinheiro para comprar o favor de Deus, mas a resposta de gratidão para com o amor recebido e experimentado.

4) Para um confronto pessoal

a) Qual é o ponto do texto que mexeu mais ou que você gostou mais?
b) Como entender o alerta feito por Jesus?
c) O que Jesus critica e o que ensina sobre a esmola? Faça um resumo para você.
d) O que Jesus critica e o que ensina sobre a oração? Faça um resumo para você.
e) O que Jesus critica e o que ensina sobre o jejum? Faça um resumo para você.


5) Oração final

Cria em mim, ó Deus, um coração puro,
renova em mim um espírito resoluto.
Não me rejeites da tua presença
e não me prives do teu santo espírito.
Devolve-me a alegria de ser salvo,
que me sustente um ânimo generoso. (Sl 50, 12-14)


Nenhum comentário:

Postar um comentário